Terceiro episódio do Escut.A, podcast do Lei.A, fala sobre a proteção das nascentes do Rio das Velhas

Já na sua principal nascente, o Velhas recebe milhares de litros de esgoto sem nenhum tratamento.

Está no ar o terceiro episódio do Escut.A, o podcast do Lei.A, que partiu da denúncia de uma leitora. No começo do ano, recebemos dela um relato  sobre o despejo de esgoto sem tratamento em uma das principais nascentes do Rio das Velhas. A investigação feita a partir dessa denúncia apontou que o Parque das Andorinhas, instituído em Ouro Preto justamente com o objetivo de proteger essa nascente, não estava cumprindo seu papel, já que a nascente que recebia o esgoto estava localizada fora dos limites da área protegida.

Você está na escuta? Então é só clicar aqui embaixo pra poder entrar nessa com a gente!

O programa resgata  a importância histórica do Rio das Velhas para toda a população brasileira, o maior rio em extensão totalmente localizado no estado de Minas Gerais. Para entender todas as complexidades dessa história, falamos com Lucas de Godoy, fotógrafo e geógrafo ouro-pretano, com a professora de Botânica da Universidade Federal de Ouro Preto, a Lívia Echternacht, com o geógrafo e pesquisador  Pedro Navarro Cardoso Valle e com Ronald Guerra, conselheiro do Subcomitê Nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e ex-secretário de meio ambiente de Ouro Preto.

O programa está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotfy, Apple RadioPublic Apple Podcasts e Google Podcasts. Se você não tem nenhum desses dispositivos, pode acessar pelo nosso canal do Youtube de forma gratuita (link).

Escute nossos outros programas! No primeiro episódio, falamos sobre o direito à comunicação (link). Já o segundo falou sobre reciclagem em período de pandemia (link).

A cada episódio, vamos falar de forma didática, leve e sem termos rebuscados sobre assuntos ambientais da atualidade. Eles serão sempre divididos em três blocos, seguindo a metodologia criada pelo Lei.A do #conheça, #monitore e #aja.

Para sempre ser avisado sobre a chegada de um novo episódio, basta você cadastrar o nosso número de Whatsapp e mandar uma mensagem com seu nome. Assim, você nunca vai ficar sem escutar.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *