Observatório Lei.A cria inédita base de consulta sobre mudanças climáticas por municípios

O planeta Terra vem passando por alterações climáticas e muitas vezes a população não consegue acompanhar a dinâmica das mudanças. Será que está chovendo mais ou menos em minha cidade nos últimos anos? E a temperatura, está mesmo mais quente do que no passado? De forma inédita, nós do Observatório Lei.A , em parceria com a Geobit, criou uma base de dados oficiais sobre pluviosidade (chuvas) e temperaturas como recorte inédito de dados por município. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma (www.leia.org.br) e consultar os dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), distribuídas pelo estado de Minas Gerais.

A proposta da ferramenta é possibilitar a comparação das Normais (valores médios baseado num período mínimo de três décadas consecutivas) de temperatura e precipitação dos períodos de 1961-1990 e de 1981-2010 com os dados dos últimos cinco anos (2014 a 2018).

 

Como pesquisar

Para isso, basta escolher um município, ou clicar em qualquer lugar do mapa de Minas Gerais, que o sistema verifica qual estação é a mais indicada para a análise e então é apresentado um gráfico com os dados das Normais e de cada ano. É possível também clicar na legenda e “ligar” ou “desligar” determinado ano, para fazer comparações de acordo com o período que deseja analisar. Por meio dos dados apresentados é possível visualizar a mudança de temperatura e, principalmente, como a precipitação também mudou ao longo dos anos.

Assista o vídeo tutorial para facilitar sua pesquisa:

#Conheça #Monitore # Aja

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *