Movimentos lançam petição contra veto a projeto de lei que impede uso de animais em testes de cosméticos em Minas Gerais

Abaixo-assinado tem como objetivo pressionar parlamentares. Para veto do governador Fernando Pimentel ser derrubado, são necessários 39 votos (maioria absoluta da Assembleia)

 Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Humane Society International lançaram uma petição online contra o veto integral do governador Fernando Pimentel ao projeto de lei 2844, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal em Minas Gerais. A proposta havia sido aprovada pelos deputados no fim do ano passado, mas foi integralmente vetada pelo governador no dia 12 de janeiro.

Segundo o documento, mais de 1.500 empresas de cosméticos (cerca de 60% das empresas deste tipo no Brasil) já são estabelecidas em estados onde esses testes são proibidos, “sem qualquer impacto negativo para sua competitividade”. O argumento vai contra a justificativa para o veto de Pimentel, que alegou que a proibição “pode gerar grandes riscos para o desenvolvimento da pesquisa no setor”. Segundo o Lei.A apurou, a votação final ocorrerá na Assembleia ainda neste mês de março. Caso o veto seja derrubado, o projeto vai virar lei.  

Não concorda com o veto? Acha que é válido o pedido dos movimentos? Para assinar a petição, clique aqui.

Para ler a entrevista já publicada pelo Lei.A sobre o veto com a ativista Adriana Araujo, integrante do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, clique aqui.

Para acessar os pareceres das comissões da Assembleia que já avaliaram o projeto, clique aqui.

Para enviar mensagem aos deputados eleitos com votos do seu município, cadastre-se na nossa plataforma. É só digitar o nome do seu município e escolher os deputados para quem você quer enviar o seu recado. O endereço é www.leia.org.br.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *