Lei.A apresenta diagnóstico sobre projetos de leis ambientais em tramitação na Assembleia Legislativa

Estudo foi apresentado aos principais movimentos ambientais de Minas Gerais e está disponível para download

O Observatório Lei.A é um projeto de Comunicação Ambiental, fruto de parceira entre a Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural e o Ministério Público de Minas Gerais

 

O nosso dever de cidadão quanto à política termina na eleição de prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente da República? Para nós do Lei.A, não.

Conhecer, monitorar e agir para que os legisladores e governantes trabalhem por avanços e contra recessos ambientais é fundamental. Para auxiliar nessa missão em Minas Gerais, no início deste ano, nós do Lei.A estudamos, catalogamos na nossa plataforma digital (www.leia.org.br) e decodificamos em linguagem simples e acessível os principais projetos de leis ambientais que estão em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Na última semana, aconteceu uma roda de conversa do Lei.A com ambientalistas e movimentos sociais para apresentarmos esse diagnóstico dos processos de tramitação de projetos de lei. Também foram debatidas formas da própria população se relacionar com a Assembleia Legislativa, inclusive a importância de se conhecer melhor como ela funciona para que essa atuação seja mais efetiva.

 

Faça o download

Caso tenha interesse em conhecer de perto o diagnóstico ou mesmo compartilhá-lo em palestras, debates ou discussões, clique aqui e faça o download.

Os projetos de lei ligados ao meio ambiente foram categorizados em oito temas distintos, organizados de forma a facilitar a consulta pelos interessados em acompanhar a movimentação dos temas de maior interesse.   

Os temas são os seguintes: barragens de rejeito, recursos hídricos, desmatamento, resíduos sólidos, mudanças climáticas, unidades de conservação, biodiversidade e uso da terra. 

 

Acesse a plataforma

Essa mesma lógica de organização também é utilizada na plataforma digital do Lei.A, onde você se aprofundar ainda mais sobre o reflexo dessas temáticas sobre o município que vive ou tem interesse.

Assista aqui um vídeo tutorial para entender melhor como a plataforma funciona.

 

Receba pelo WhatsApp

Mande-nos um e-mail (leia@leia.org.br) ou uma mensagem pelo nosso WhatsApp (99443-7094) para que possamos lhe enviar a apresentação em alta qualidade. Assim, você poderá usá-la em aulas, palestras, reuniões de conselhos, audiências públicas ou qualquer oportunidades em que puder ampliar o debate sobre a legislação ambiental em Minas Gerais.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *