Agenda semanal de eventos ambientais

Confira aqui a nossa agenda semanal de eventos relacionados à proteção do meio ambiente em Minas Gerais.

Quer estar junto de mais gente que luta pela natureza no Estado? Então escolha os temas de seu interesse e participe. Caso queira divulgar também o seu evento, entre em contato conosco pelo e-mail leia@leia.org.br ou marque sua atividade nos comentários.

 

12 de agosto

Reunião Extraordinária – CPI de Brumadinho

Local: Plenarinho IV (Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho)

Horário: 14h30

Pauta: Ouvir, na condição de investigados, a Sra. Cristina Malheiros e os Srs. Cesar Grandchmap, Renzo Albieri e Artur Ribeiro Bastos para prestarem novos depoimentos à comissão, bem como os Srs. Denis Rafael Valentim, funcionário da Tüv Süd, e Marco Antônio Conegundes, funcionário da Vale S.A., também na qualidade de investigados, em atenção às decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça nos Habeas Corpus nºs 516.513 e 521.789.

 

 

13 de agosto

Reunião Extraordinária – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  

Local: Plenarinho III (Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho)

Horário: 14h

Pauta: ainda não divulgada pela Comissão

14 de agosto

Audiência pública – Comissão de Minas e Energia

Pauta: Debater o descomissionamento das barragens de Gongo Soco, em Barão de Cocais, e B3/B4, em Macacos

Horário: 14h

Local: Plenarinho IV (Assembleia Legislativa de MG – BH/MG)

 

Marcha das Margaridas 2019

Realizada desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas promove a sua 6ª edição, contando com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos de mulheres representantes de vários segmentos: agricultoras familiares, mulheres do campo, ribeirinhas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, camponesas, trabalhadoras urbanas e muitos outros. A passeata acontece nesta quarta-feira, em Brasília, no Pavilhão Parque da Cidade -S/N 70390-10 – a partir das 6h.

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/290088928612575/?active_tab=about

15 e 16 de agosto

Seminário “Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações”

Pesquisadores, profissionais de órgãos governamentais (defesa civil, saúde e meio ambiente), movimentos sociais e representantes dos moradores das regiões afetadas se reúnem no seminário “Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações”. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, na Câmara Municipal de Brumadinho (R. José Rodrigues da Silva, 95 – São Conrado).

Nosso objetivo é reunir e integrar o conjunto de instituições públicas que atuam nos temas relacionados a catástrofes, bem como centros e núcleos de pesquisa com atuação sobre desastres relacionados à mineração, para realizar um balanço dos impactos, riscos e ações nos seis meses após o rompimento da barragem B1 da mineradora Vale S.A, no município de Brumadinho.

A expectativa é que, ao final do encontro, sejam apresentados subsídios para atuação dos diversos setores para a redução dos riscos desse desastre, assim como para melhor compreensão e investigações futuras.

O evento está sendo organizado pela Fundação Oswaldo Cruz, contando com apoio das instituições que integram o Sistema Único de Saúde, como a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho.

Saiba mais: http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/6-meses-de-impactos-e-acoes-do-sus-pos-desastre-da-vale-s-a/

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *