Agenda de eventos ambientais (15 a 31 de Maio)

Confira aqui a nossa agenda quinzenal de eventos relacionados à proteção do meio ambiente em Minas Gerais.

Quer estar junto de mais gente que luta pela natureza no Estado? Então escolha os temas de seu interesse e participe. Caso queira divulgar também o seu evento, entre em contato conosco pelo e-mail leia@leia.org.br ou marque sua atividade nos comentários.

 

 

Durante todo o mês de maio

Centro de Extensão em Educação Ambiental – Programação de Maio

 

Mostra Inventarios

O Museu Mineiro inauguou no dia 11 de maio (sábado) a exposição InventaRios, que ficará em exibição na Galeria de Exposições  Temporárias I até o dia 30 de junho de 2019.

A mostra InventaRios  idealizada pelo Collectif EthnoGraphic, composto pelos artistas: Émilie Renault, Ghislain Botto e Leticia Panisset,  e participação de Paulo Baptista e Pedro Panisset, trata da construção dos sentidos da existência de um rio a partir de dois movimentos:  busca significar o rio a partir dos relatos dos habitantes sobre a água e a vida na região e o inventário da bacia do Rio Capivari realizado juntamente com os moradores da região. Esse inventário gerou a produção de mapa oficial, nomeando cerca de cinqüenta afluentes e nascentes e possibilitou a criação de um índice da situação d’água.

Mais informações: http://www.museumineiro.mg.gov.br/exposicoes/museu-mineiro-recebe-a-mostra-inventarios/

 

15 de maio

Mineração: os impactos dos desastres ambientais x iniciativas para evitar as tragédias

Confira a programação:

 

 

17 e 18 de maio

Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”

Com a presença do monsenhor Bruno-Marie Duffé, auxiliar do Papa Francisco para o Desenvolvimento Humano Integral, no Vaticano, e do presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor de Oliveira Azevedo, a Igreja Católica promove o seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”.

Mais informações: www.arquidiocesebh.org.br

 

23 de maio

Palestra Ecoavis – Serras Ferruginosas: cangas, água, biodiversidade e conflitos ambientais

Palestrante Flávio Fonseca do Carmo. Inscrições gratuitas.

Horário: 19h

Local: Auditório Amílcar Viana, sala 062, Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 190).

Mais informações: www.ecoavis.org.br

 

III Fórum Ambiental rumo à expansão e e preservação da Estação Ecológica de Fechos (EEF)  – Projeto hidroambiental “Fechos, eu cuido!” na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Águas da Moeda

Horário: das 17h30 às 21h40

Local: Auditório C – Faculdade de Direito Milton Campos (Rua Senador Milton Campos, 202, Vale do Sereno. Nova Lima/MG)

Programação: 

 

Reunião Pública de apresentação e discussão de recomendações originadas do estudo “Avaliação Ambiental Estratégica de Atividades Recreativas Motorizadas Fora de Estrada”.

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), promoverá Reunião Pública de apresentação e discussão de recomendações originadas do estudo “Avaliação Ambiental Estratégica de Atividades Recreativas Motorizadas Fora de Estrada”.

Essas recomendações, voltadas para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), buscam disciplinar a circulação de motos, jipes e outros veículos fora de estrada em trilhas em áreas de especial proteção ambiental situadas na porção Sul da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço nas regiões de Ouro Preto, Ouro Branco e Serra da Moeda.

Para os interessados, serão aceitas manifestações por escrito dos participantes entregues durante a Reunião Pública ou enviadas em até cinco dias úteis por e-mail para o endereço aaetrilhas@gmail.com.

Horário: 18h

Local: Auditório do Museu da Farmácia – Universidade Federal de Ouro Preto (rua Costa Sena, 171, Ouro Preto/MG)

Mais informações: www.aaetrilhas.wordpress.com

 

25 de maio

Audiência pública – Os impactos da exploração minerária em Itabirito 

 

27 de maio

Audiência Pública – Barragens da Itaminas em Sarzedo

Horário: 19h

Local: Comissão de Direitos Humanos – Assembleia Legislativa de Minas Gerais (R. Rodrigues Caldas, 30. BH/MG)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *