Agenda de eventos ambientais (1 a 15 de Junho)

Confira aqui a nossa agenda quinzenal de eventos relacionados à proteção do meio ambiente em Minas Gerais.

Quer estar junto de mais gente que luta pela natureza no Estado? Então escolha os temas de seu interesse e participe. Caso queira divulgar também o seu evento, entre em contato conosco pelo e-mail leia@leia.org.br ou marque sua atividade nos comentários.

 

2 de junho

Abraço Serra do Curral: Mineração predatória, não

Horário: a partir das 8h

Local: Praça das Águas (Parque das Mangabeiras, BH/MG)

 

4 de junho

Terça Ambiental AMDA: Palestra agrotóxicos e meio ambiente

 

Coletiva de Imprensa: Subcomitês Arrudas e Onça e CPI das Barragens

A situação das barragens de rejeito de mineração que se encontram na região do Alto Rio das Velhas – e que ameaçam a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) por estarem a montante do sistema da Copasa que abastece 60% da capital e metade da Grande BH – será discutida na próxima terça-feira (04), em coletiva de imprensa promovida pelos Subcomitês dos Ribeirões Arrudas e Onça, vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), e por vereadores que a integram a CPI das Barragens.

A coletiva acontecerá a partir das 8h30 no Auditório Helvécio Arantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte e será conduzida pelos vereadores Bella Gonçalves (Psol) e Edmar Branco (Avante), membro e presidente da CPI, Eric Machado, coordenador geral do Subcomitê Ribeirão Onça, e Jeanine Oliveira, conselheira do Subcomitê Ribeirão Arrudas.

No encontro, os vereadores irão contextualizar e publicizar as informações obtidas por meio das oitivas da CPI das Barragens. No entendimento do grupo, ao longo da omissão, foram discutidas diversas propostas de soluções e negociações, como a captação a montante do rompimento no rio Paraopeba, como alternativa à perda da captação que foi suspensa. Contudo, não há nenhuma solução ou garantia que ofereça risco zero à bacia do Rio das Velhas e consequentemente ao sistema Bela Fama.

Em meio a esse contexto, os Subcomitês vinculados ao CBH Rio das Velhas irão manifestar preocupação e alertar sobre os riscos de segurança hídrica, caso ocorra um rompimento no Alto Rio das Velhas.

Horário: 8h30

Local: Câmara Municipal de Belo Horizonte (Auditório Helvécio Arantes) – Av. dos Andradas, 3100 – Santa Efigênia, Belo Horizonte-MG.

 

4 a 6 de junho

Capacitação: Plantas medicinais do Cerrado

Local: SESC de Januária/MG

Mais informações: contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.

 

Semana do Meio Ambiente: Meio Ambiente e Mineração – Convivência e Conflito

5 de junho

I Seminário Agroecologia e Meio Ambiente

 

Seminário Ambiental Subcomitê do Rio Itabirito

Horário: 8 às 17h

Local: IFMG Itabirito MG

 

 

AMA – Ação Meio Ambiente

O Projeto Manuelzão | Instituto Guaicuy – SOS Rio das Velhas convida para a AMA – Ação Pelo Meio Ambiente: um evento em defesa do futuro do nosso território e de tantos outros.

Horário: 14h – 17h
Local: Saguão da ALMG – R. Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho, Belo Horizonte

Com a participação do jogral e do coral dos alunos da E.M. Adauto Lúcio Cardoso, e do músico Tom de Minas, a comemoração fortalecerá nossa luta pelo Meio Ambiente, que é uma luta pela vida!

Venha conosco entoar um canto pelas Minas de Água Gerais!

 

6 de junho

Audiência com a Vale sobre o processo de descomissionamento das barragens de Forquilha I, II e III

Horário: 10h

Local: Poliesportivo da Carioca (Rua Seis de Julho, s/n, Bairro Santa Rita. Itabirito/MG)

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *